PREPARAR O PÓS-PARTO
O apoio no pós-parto deve ser organizado com bastante antecedência. Se possível, deve ser feito pela 33ª semana / sétimo mês de gravidez. Um período de descanso e vínculo parece ideal, bonito e relevante, mas pode parecer difícil de tornar possível. Para que isso aconteça, mães e pais precisam ser capazes de pedir e aceitar ajuda. Na nossa cultura, pedir ajuda não é algo que seja fácil para a maioria de nós. Mais facilmente oferecemos ajuda do que aceitamos.
É aqui que a Rede de Apoio Pós-Parto promove também uma mudança de atitude. Ao receber ajuda, a família sente-se menos isolada e compreende mais profundamente o poder da comunidade. Vocês permitem que amigos, familiares ou vizinhos ajudem e se envolvam nesta fase tão especial das vossas vidas.
TIPOS DE APOIO
Envolver amigos e familiares próximos durante este período é muito natural e fez parte da nossa cultura em tempos passados. No entanto, nas nossas vidas ocupadas ou com a família vivendo longe, precisamos olhar para diferentes maneiras de organizar a ajuda.
Existem três tipos de suporte nesta Rede:
-
Uma Guardiã para apoiar a família por um período de tempo estabelecido. A Guardiã tem formação pela Rede de Apoio Pós-Natal e permanecerá em casa ou perto da família.
-
Uma Guardiã a tempo parcial que pode dar suporte a tarefas específicas por um tempo acordado na semana.
-
Coordenação de uma rede que ajuda na preparação de alimentos, compras, brincar com outras crianças ou limpeza. Isso pode ser organizado por uma Guardiã, um/a amigo/a ou o novo pai.
Incentivamos os novos pais/futuros pais a avaliar as necessidades pessoais (em que é que a Guardiã pode ajudar?), local (onde moram, podem/querem oferecer alojamento?) e recursos financeiros.
Encontrem uma maneira de criar um sistema que se adapte às vossas necessidades pessoais. A Rede de Apoio Pós-Natal pode ajudar-vos e informar-vos.
DICAS PARA UM PÓS-PARTO FELIZ E SAUDÁVEL
-
Procure apoio através da Rede antes no final da gestação
ou
faça um plano pós-parto de 40 dias e convide os seus amigos e família a participarem nele.
-
Permita que descansar, alimentar-se de forma saudável e o vínculo com seu bebé sejam as suas prioridades.
-
Adiar as visitas durante o primeiro mês.
-
Use o pano porta-bebé para enfaixar a barriga e potenciar a recuperação.
-
Procure um círculo local de mulheres experientes, mães, doulas ou profissionais para pedir ajuda e conselhos.
DICAS PARA UM PÓS-PARTO FELIZ E SAUDÁVEL
-
Procure apoio através da Rede antes no final da gestação
ou
faça um plano pós-parto de 40 dias e convide os seus amigos e família a participarem nele.
-
Permita que descansar, alimentar-se de forma saudável e o vínculo com seu bebé sejam as suas prioridades.
-
Adiar as visitas durante o primeiro mês.
-
Use o pano porta-bebé para enfaixar a barriga e potenciar a recuperação.
-
Procure um círculo local de mulheres experientes, mães, doulas ou profissionais para pedir ajuda e conselhos.
ALIMENTAÇÃO NO PÓS-PARTO
As nossas sugestões são baseadas em princípios básicos de yoga combinados com consciência ecológica universal e lógica. O estilo de vida Yóguico recomenda uma dieta vegetariana.
Cada mãe é diferente e cada bebé é diferente, por isso encontre uma nutrição ideal para si. Aprenda a observar o seu corpo e saiba que leva cerca de 2,5 dias até o leite materno ser afectado pela sua dieta.
A amamentação ou o primeiro período pós-natal de 40 dias não é o momento para mudar radicalmente a sua dieta.
GUIDELINES
> Tente comer uma refeição preparada na altura e quente pelo menos duas vezes por dia. Evite sobras.
> Alimentos de fácil digestão como sopas, guisados.
> Cada refeição deve conter um ingrediente rico em proteínas (tofu, amêndoas, amêndoas passadas, tahin, vegetais de folhas verdes, tempeh, nozes, spirulina).
> Beba muita água e chá de ervas.
> Faça lanches saudáveis e beba líquidos entre as refeições. Tenha-os perto da cama e da cadeira de amamentação em todos os momentos, mesmo à noite.
> Inclua ingredientes ricos em ferro: amêndoas salteadas, vegetais verdes escuros todos os dias, frutas secas (demolhe antes de comer), cenouras, leite do dia, tapioca.
> Prefira ingredientes frescos e orgânicos. Muitos vegetais de raízes (cenouras, batatas).
> As ervas doces são boas para digestão e produção de leite materno (erva-doce, cardamomo, aneto, manjericão, gengibre, cominho, anis)
> Prefira arroz, feijão e legumes em vez de trigo.
> Evite o uso de ervas fortes (pimentas, alho e cebola crua) e frutas cítricas.
> Evite couves que produzam gás (couve de Bruxelas, couve-flor, bróculos).
> Evite café e chá preto - são absorvidos para o leite materno e pode afectar o sistema nervoso do bebé. Também diminui a absorção de Ferro. Por outro lado, a vitamina C ajuda nesta absorção.
> Evite sálvia e salsa, porque podem reduzir a produção de leite.
Esteja atenta às leguminosas * e alimentos formadores de ácido (tomates, pickles, lacticínios, citrinos). Pode criar gás para alguns tipos de pessoas.
* As leguminosas têm tendência para criar ar e gás nos intestinos, especialmente em mães com muito elemento de ar na sua constituição. A mãe pode não sentir, mas o bebé pode reagir. No entanto, a combinação com grãos integrais e leguminosas é um bom fornecedor de proteínas.
Se quiser preparar leguminosas como feijão mung, grão de bico, feijão azuki, adicione algumas algas kombu quando demolha e quando cozinha. Sementes de aneto, cominhos, erva-doce, cardamomo e coentro também podem ser adicionados por facilitas a digestão.